“Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome” é como começa a oração mais conhecida do cristianismo. Esta oração foi ensinada pelo próprio Senhor Jesus (Mateus 6:9-13), e não foi por acaso que estas palavras foram colocadas ali. Logo nesta primeira frase, aprendemos o que Deus espera de nós: que o Seu nome seja santificado.
Este pedido está se tornando mais urgente devido à crescente falta de respeito pelas coisas sagradas. Ao redor do mundo, vemos pessoas tratando a fé levianamente e sem reverência, ignorando o mandamento de Deus de não tomar Seu nome em vão (Êxodo 20:7). Todos os dias, a fé é ridicularizada — seja em filmes, livros, músicas ou piadas. Isso não vem apenas de não cristãos, que podem não perceber a seriedade de suas ações, mas também, surpreendentemente, daqueles que se dizem cristãos. A sociedade de hoje reflete o que a Bíblia predisse: “…e o meu nome é blasfemado incessantemente o dia todo.” (Isaías 52:5).
Para entender o significado de santificar o nome de Deus, precisamos primeiro entender que quando nos referimos a Deus como “Pai”, Ele não é como nossos pais terrenos, que temos por um curto período de tempo. Deus é o Pai Eterno. E entender por que o chamamos de “Pai” é o primeiro passo para santificar Seu nome.
Quando Jesus nos ensinou a orar, “Pai nosso que estás nos céus,” Ele estava nos mostrando a quem deveríamos orar — Aquele que criou tudo. Ele é o começo de tudo o que existe. Ele não tem pai ou mãe porque Ele é autoexistente. Ele não foi criado ou nascido, e como o Deus Todo-Poderoso, Ele começou a criar tudo. Então, quando O chamamos de “Pai nosso,” estamos reconhecendo-O como nosso Senhor — Aquele que nos trouxe à existência por meio de nossos pais.
No passado, Deus se revelou a Abraão, Isaque e Israel, mas não revelou Seu nome. Quando Ele falou a Moisés da sarça ardente, Ele simplesmente disse: “Eu Sou o que Sou” (Êxodo 3:14). Mas quando Seu Filho veio ao mundo, Seu nome foi revelado: Jesus. Essa revelação veio por meio de uma jovem chamada Maria, quando lhe foi dito que o Espírito Santo viria sobre ela e ela daria à luz um Filho chamado Jesus.
Pela primeira vez na história humana, o Nome de Deus foi revelado: o Senhor Jesus Cristo — Pai (Senhor), Filho (Jesus) e Espírito Santo (Cristo), três Pessoas em um Nome,”
Essa compreensão da santidade e grandeza de Deus se torna evidente quando uma pessoa recebe o Espírito Santo, porque Ele é o próprio Deus habitando dentro dela.
Aqueles que têm o Espírito Santo O valorizam acima de tudo. Eles não dependem de coisas materiais ou pessoas, porque sua verdadeira realização vem de Deus.
É por isso que convidamos você a se juntar a nós em nosso estudo sobre ‘Santificado Seja o Teu Nome’, onde exploraremos esse tópico mais a fundo. Nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, também participaremos da Santa Ceia. Venha e aprofunde sua compreensão do que significa santificar o nome de Deus em sua vida.
Evento: Santificado Seja o Teu Nome
Dia e horário: Quarta-feira, 26 de fevereiro, às 7:30pm (também às 10am, 12pm & 3pm)
Local: Sua Igreja Universal mais perto de você
Post a Comment