Solidão e seu impacto no corpo e na mente

Lonely

A falta de conexão com os outros – juntamente com sentimentos de exclusão ou isolamento – pode ser dolorosa para as pessoas. É por meio de interações com os outros que as pessoas crescem, compartilham momentos alegres e aprendem habilidades essenciais para a vida. Aqueles que vivenciam a solidão frequentemente se sentem tristes e até mesmo invisíveis, como se sua presença não importasse.

Além do desconforto emocional, a solidão também pode levar a sérios problemas de saúde. Um estudo recente publicado no jornal científico Nature Human Behavior revelou que pessoas solitários e isoladas têm níveis elevados de certas proteínas no sangue que estão associadas a um grande risco o de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e doenças inflamatórias. Além disso, eles são mais propensos a sofrer morte prematura.

Para chegar a essas conclusões, pesquisadores da Inglaterra e da China analisaram amostras de sangue de mais de 42.000 pessoas com idades entre 40 e 69 anos. Eles avaliaram os níveis de isolamento social e solidão nos participantes e identificaram proteínas ligadas a esses sentimentos.

Dr. Chun Shen do Departamento de Neurociência Clínica da Universidade de Cambridge e do Instituto de Ciência e Tecnologia para Inteligência Inspirada no Cérebro da Universidade Fudan explicou as descobertas: “Sabemos que o isolamento social e a solidão estão ligados a uma saúde mais precária, mas nunca entendemos o porquê. Nosso trabalho recente destacou uma série de proteínas que desempenham um papel fundamental nessa relação.”

Devido aos seus efeitos negativos, a solidão tem sido cada vez mais reconhecida como um problema de saúde pública em vários países, incluindo o Japão, que até criou um ministério para tratar dos transtornos relacionados a ela. Apesar das agendas cheias e das responsabilidades diárias, é essencial dedicar tempo para construir conexões e se envolver com aqueles ao nosso redor, pois isso é vital para o nosso bem-estar.

Uma maneira eficaz para pessoas que vivem sozinhas prevenirem a solidão é participando de atividades que incentivem a interação social. Participar de grupos da igreja, por exemplo, pode ser uma ótima opção. A Igreja Universal oferece grupos de para todas as faixas etárias, desde jovens (UTF e VYG) até idosos (Grupo Caleb). Além disso, realizamos reuniões diárias focadas em vários áreas da vida, incluindo reuniões do “Dia da Saúde” todas as terças-feiras, onde você pode obter dicas sobre como manter seu bem-estar e aprender como usar a fé como um complemento a qualquer tratamento médico que esteja recebendo.

A Bíblia nos reafirma a presença de Deus em nossa vida: “Não temas, porque eu sou contigo…” (Isaías 41.10). Em outras palavras, aqueles que creem em Deus e buscam Sua presença têm seu interior preenchido com Sua paz e podem encontrar consolo, sabendo que, mesmo que estejam fisicamente sozinhos, nunca estão verdadeiramente solitários.

Evento: Dia da Saúde
Dia e horário: Terça-feira às 7:30pm (também às 10am, 12pm & 3pm)
Local: Na Igreja Universal mais perto de você

Fontes: https://www.nature.com/articles/s41562-024-02078-1
https://www.jpost.com/science/science-around-the-world/article-836590https://www.jpost.com/science/science-around-the-world/article-836590

Aviso: Os conselhos espirituais da Igreja Universal devem ser vistos como um complemento ao tratamento cientificamente comprovado que você possa estar recebendo. A Universal não afirma ter o poder de curar as pessoas, mas acredita que Deus pode fazê-lo através do poder da fé. Siga sempre as instruções do seu médico.

Gostou? Então compartilha:

Post a Comment