Arqueologia e Fé

Temple fount in Solomonstime

Recentemente, a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) desenterrou um pequeno templo, com cerca de 2.800 anos, na encosta oriental de Jerusalém. Esta descoberta, anunciada por pesquisadores da IAA, está localizada perto do Monte do Templo.

Dentro do templo, foram encontrados oito cômodos cheios de itens ligados aos rituais judaicos. Estes incluem a coluna sagrada conhecida como ‘massebah’ e prensas para a produção de azeite de oliva. Em uma caverna próxima, foram descobertos artefatos do século 8 a.C., como pesos de tear, jarros com inscrições em hebraico e pedras de moer.

Eli Shukron, líder da escavação, explicou que o templo foi provavelmente selado intencionalmente durante a reforma religiosa do rei Ezequias. Ele centralizou o culto no Reino de Judá no templo construído pelo rei Salomão, e a estrutura foi preenchida com detritos daquele período.

 O Texto Sagrado descreve a reforma de Ezequias: “Ele removeu os altos, quebrou as colunas sagradas, cortou os postes de Asherah e quebrou em pedaços a serpente de bronze que Moisés havia feito; pois até aqueles dias os filhos de Israel queimavam incenso a ela, e chamavam-na de Nehushtan. Ele confiou no Senhor Deus de Israel, de modo que depois dele não houve nenhum como ele entre todos os reis de Judá, nem quem estivesse antes dele” (2 Reis 18:4-5).

 Ezequias fechou templos e destruiu altares porque o povo havia se voltado para a idolatria, negligenciando o culto a Deus conforme ordenado pelo Senhor. Como rei, Ezequias sentiu-se responsável por trazer o povo de volta ao culto ao verdadeiro Deus.

Descobertas como esta afirmam a verdade e a relevância da palavra de Deus. A história do rei Ezequias reflete a tendência humana de se afastar do verdadeiro Deus e colocar outros ídolos em Seu lugar, como era feito nos tempos antigos.

Hoje, a idolatria pode parecer distante, mas qualquer coisa que tome precedência em nossos corações e mentes em relação a Deus pode se tornar um ídolo.

Mas como podemos identificar se temos algum ídolo?

A Bíblia ensina: “Jesus disse-lhe: ‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento'” (Mateus 22:37).

Uma maneira bem simples de detectar se há em nós um ídolo é examinar nossos pensamentos ao acordar. Qual é o seu primeiro pensamento? Qual é a primeira coisa que vem a sua mente ao abrir os olhos? Se não for o Senhor Jesus, é provável que Ele não esteja em primeiro lugar na sua vida.

Ídolos podem assumir muitas formas, incluindo dinheiro, carreira, estudos, sucesso, poder, relacionamentos românticos ou até mesmo membros da família. Qualquer coisa que sentimos que não podemos viver sem pode se tornar um ídolo.

Portanto, é essencial guardar nossos corações para que nada e ninguém tome o lugar de Deus dentro de nós. Na Igreja Universal, dedicamos as primeiras horas do nosso dia e semana a Deus, apresentando nossas vidas a Ele e buscando renovar nossa fé. Todos os domingos às 10am, convidamos você a se juntar a nós para um encontro com o Altíssimo. Se você deseja saber mais sobre como colocar Deus em primeiro lugar na sua vida, visite a Igreja Universal mais próxima de você.

Assim como o domingo é o primeiro dia da semana, dedicamos as primeiras horas a Deus, renovando nossa fé e dedicando nossas vidas a Ele.

Evento: Domingo do Encontro com Deus

Data e Horário: Domingo às 10am (também às 7:30am)

Local: Na Igreja Universal local

Gostou? Então compartilha:

Post a Comment