Assim como Deus criou o mundo por meio de Suas palavras, Ele nos deu o mesmo poder, para que o que falamos possa vir à existência. A Bíblia diz: “A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.” (Provérbios 18:21). Quando confrontado com problemas, reclamar não resolve nada. Em vez disso, só traz mais negatividade tanto para o que reclama quanto para aqueles que estão ouvindo.
Com isso em mente, estamos participando do Jejum de Zacarias de 21 dias sem lamentações, durante o qual nos absteremos de falar quaisquer palavras negativas ou pessimistas e nos concentraremos somente em falar palavras positivas e edificantes. Você pode aprender mais sobre esse jejum, clique aqui.
Aqui estão quatro sugestões que ajudarão você a aproveitar ao máximo esse novo e poderoso propósito:
1 – Olhe para o lado positivo. Tudo tem um aspecto positivo; tudo depende da sua perspectiva. Às vezes, pode levar tempo para entender por que algo aconteceu, mas, no final, você pode perceber que foi para o melhor. A Bíblia dá o exemplo de José, que, apesar de ter sido vendido como escravo por seus irmãos, reconheceu que Deus usou aquela situação difícil para um propósito maior (você pode ler mais sobre isso no livro de Gênesis). Este é o espírito daqueles que vivem pela fé.
2 – Dê graças a Deus. A Bíblia nos ensina: “Em tudo dai graças.” (1 Tessalonicenses 5:18). Muitas vezes tomamos as coisas que temos e as pessoas ao nosso redor como garantidas. Por exemplo, quando alguém morre, ouvimos o quão maravilhosas elas eram e o quanto farão falta. No entanto, enquanto estavam vivas, as mesmas pessoas podem não ter expressado sua apreciação com frequência o suficiente. Infelizmente, é comum só perceber o quanto sentimos falta de algo depois de perdê-lo. Às vezes, exibimos o mesmo comportamento em relação a Deus; focamos tanto em orações não respondidas enquanto ignoramos as bênçãos e transformações que Ele já realizou em nossa vida. É importante refletir sobre isso e expressar gratidão àqueles ao nosso redor, especialmente a Deus.
3 – Faça algo a respeito. Se um problema pode ser resolvido, então tome a iniciativa e trabalhe para uma solução. Se você pode contribuir para resolver a fonte da sua insatisfação, faça a sua parte. No entanto, se estiver fora do seu controle, escolha não reclamar, pois isso pode piorar ainda mais a situação.
4 – Fale com Deus. Temos o maior privilégio de poder nos comunicar com Deus diretamente, assim como entregar a Ele nossas mais profundas preocupações e tristezas. Aproveite esse direito que o Todo-Poderoso nos concede. Encontre um lugar tranquilo, feche a porta e despeje toda a sua angústia. Após orar, veja o problema não mais como seu, mas sim como de Deus. Confie que você foi ouvido e será respondido por Ele.
Se você seguir esses passos, certamente verá uma mudança significativa em como você age e reage aos desafios da vida. Como resultado, seus dias parecerão mais leves e produtivos. No entanto, não limite essa prática a apenas 21 dias; faça disso um hábito em sua vida!
Post a Comment